Você já parou para pensar se realmente vale a pena anunciar em mídias offline? (rádio, tv, outdoor, revista, jornal, etc). Meu propósito com este artigo é fazer você parar para pensar. Te mostrar números e resultados que farão você ter a melhor escolha.

Talvez você deve pensar:

“Poxa, o dia que eu conseguir anunciar naquela revista… naquele rádio… naquele outdoor… naquela TV… minha empresa vai começar a vender”

Sinto muito lhe informar, eu tenho certeza, absoluta, que essas mídias não vão trazer o resultado que você espera, quer ver?

Tudo o que sua empresa precisa para que ela venda mais através de QUALQUER anúncio, seja online ou offline é a composição de público correto + grande audiência.

Portanto vamos falar um pouco sobre essa composição.

Público

O que é público? Público são os seus clientes. Quem são os seus clientes?

Homem? Casado? Acima de 40 anos? Possui filhos? Mora aonde? Tem quais interesses? Viaja?

Você consegue responder essas perguntas? Este é o teu público

Audiência

Audiência é aquilo que compõe o publico. É a soma da quantidade.

Exemplo: Uma rádio tem 10.000 ouvintes/dia – Essa rádio tem uma audiência de 10.000 pessoas/dia.

Mídia Offline

midia offiline

Vamos pensar um pouco sobre as mídias offline, o que elas tem a oferecer?

Será que com elas eu consigo traçar uma público segmentado?

Vamos pensar nas mais usadas mídias offline:

  • TV: Muito caro, pouca segmentação, médio-grande audiência
  • Rádio: razoavelmente barato, pouca segmentação, baixa-media audiência
  • Outdoor: barato, baixíssima segmentação, baixa audiência
  • Jornal: médio-alto valor, média segmentação, média audiência

Como você pode ver, praticamente nenhuma das mídias offline possuí uma segmentação bem definida, vamos agora pensar nos meios mais famosos para anunciar  no online.

Mídia Online

midia online

As mídias online possuem duas grandes vantagens em relação as mídias offline, são elas: baixo investimento e alto poder de segmentação.

As três grandes mídias online são: Facebook Ads, Instagram Ads e Google Adwords.

Vamos falar das três, uma por uma, o que cada um proporciona de segmentação.

Não vou nem comentar sobre as audiências desses canais online.

Duvido muito que você nunca fez uma pesquisa no Google, nunca usou o Facebook ou não sabe o que é Instagram.

Vamos então falar sobre a segmentação

Facebook/Instagram: O Instagram foi comprado pelo Facebook, portanto a plataforma de anúncios é a mesma. Eles possuem os seguintes modos de segmentação.

  • Idade
  • Sexo
  • Localidade
  • Interesses
  • Dispositivos (iPhone, Android e Tablet)
  • Etc

Google: Com o Google é possível usar as seguintes segmentações:

  • Localidade
  • Palavras chaves de busca

Exemplo

Agora vamos aos exemplo.

Vamos supor que você tenha uma loja que venda sapatilhas para mulheres na cidade de Campinas. Ok?

Qual seria a melhor forma que você anunciar seu negócio?

TV? – Não, muito caro.
Jornal? – Não, não tem segmentação
Revista? – Caro demais
Outdoor? – Você se lembra do último outdoor que você viu? Eu acho que não!

Nunca se esqueça disso: “Para a pequena e média empresa, a melhor e mais barata forma de fazer propaganda, é através da internet.

Vou te mostrar porque.

Vamos ao Facebook.

O primeiro passo é: Definição de publico.

Qual será o público da loja de sapatilha?

  • Mulheres?
  • 18 a 40
  • Moram em Campinas

Segundo passo: Verificação da audiência 

Vamos ao Audience Insights para ver quantas pessoas nós temos com essas características citadas acima.

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Veja quantas pessoas essa loja de sapatilhas pode atingir. De 300 a 350 mil pessoas!

Isso é fantástico.

Quanto tempo você levaria para atingir essas pessoas usando as mídias offline tradicionais? M U I T O – T E M P O.

Vamos agora ao Google.

Com o Google não existe a possibilidade de nós restringirmos o anúncio por sexo ou idade.

Lá nós temos a localidade e a palavra que a pessoa está buscando.

Vamos então ver quantas pesquisas existem no Google para a palavra “sapatilha

Planejador_de_palavras-chave_-_Google_AdWords

 

Ou seja, existem 1.000 pesquisas todo mês na cidade de Campinas para a palavra “sapatilhas”.

Se você tem uma loja que vende sapatilhas você acaba de ganhar o dia com essas dicas que dei aqui.

oportunidade

Estou começando o ano de 2016 ajudando algumas empresas aumentando o seu faturamento através da internet.

Se você quer saber como isso vai funcionar clique aqui.

Pare de anunciar em outdoor, revista e rádio!
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